As lojas virtuais e a psicologia do consumidor.

Embora a internet esteja cheia de lojas virtuais, muitas dessas apenas figuram como fantasmas, ou seja, não possuem vendas significativas ou mesmo nenhuma. São vários motivos que podem ser a causa desse fracasso: a falta de investimento em marketing,  design, a usabilidade do site, as imagens dos produtos, a clareza de informações e muitos outros aspectos.

Afinal, quais são principais fatores que atraem consumidores?
São vários os fatores que fazem o consumidor virtual comprar ou não em um ecommerce. Os principais fatores estão ligados ao design, às informações dos produtos, imagens e usabilidade do site, como será detalhado a seguir.

UsabilidadeQuando um consumidor acessa uma loja virtual, espera que o site seja rápido e fácil. Nada de muitos cliques para chegar a uma página ou ver uma informação. Quanto mais difícil for o site, mais rápido o consumidor vai embora e, segundo estatísticas, não retornará. Por isso, eficiência na aquisição das informações e rapidez estão no topo da questão da usabilidade e são muito importantes a serem analisadas e testadas para quem tem ou deseja abrir um ecommerce.

DesignAssim como a usabilidade, o design é extremamente importante. 92,6% dos internautas prestam atenção nas imagens da loja e isso decide a finalização da compra, definitivamente.
Noventa segundos são suficientes para que o usuário faça um julgamento sobre a efetivação da compra.
De acordo com pesquisas, se a imagem dos produtos não é clara ou é pequena, o consumidor tende a desistir de comprar, mesmo quando o preço é convidativo. Além disso, a preferência geral é que os produtos possuam mais de uma foto.
Ainda no quesito design, um fator muito importante para a loja virtual é a presença de vídeos explicativos. Os usuários que veem vídeos sobre a utilização do produto ou de pessoas que compraram e usaram o produto, estão mais propensos a finalizar a compra.

Cupom de descontoLojas virtuais que utilizam recursos de marketing com promoções e, principalmente, utilização de cupons de desconto, chegam a ter 40% a mais nas vendas. É um número realmente impressionante e, para quem é dono de loja virtual, vale a pena investir nessa parte.

Fonte: Vouchercloud

Psicologia Do Consumidor & E-commerce Checkout - An infographic by the team at vouchercloud

Embed Psicologia Do Consumidor & E-commerce Checkout on Your Site: Copy and Paste the Code Below




“Post Patrocinado pelo CBBlogers“ 

Eu Sou do CBBlogers

11 comentários:

  1. Ótima dica Rô!!!
    Sempre com dicas atuais!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas, a imagem de um site de vendas conta muito!
    Até porque, quando você entra em um site organizado e bem montado, você tem uma sensação maior de segurança para comprar! E quanto mais rápido, melhor!
    E confesso que eu sempre dou preferencia para os sites com cupons... rs

    Adorei o post!

    SORTEIO!!! | Sou Esmaltada | Janaina Poderon Blog

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, Rosângela! Amei a explicação bem detalhada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. amei o post e ja desisti de muitas compras pq nao tinha boleto e sempre fico frustada e nao volto mais o site ou entao se o site tem preços mt bons mando um email pedindo pra porem boleto

    ResponderExcluir
  5. Adorei a explicação ....blog sempre muito informativo

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post, muito interessante!

    ResponderExcluir