A Lactose você sabe o que é?

A Lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados.
A procura por produtos sem lactose é cada vez maior. Um dos mais procurados é o leite sem lactose, então as prateleiras dos supermercados abriram espaço para as bebidas vegetais como leite de soja, leite de arroz e o leite de amêndoas.

Mas é preciso lembrar que nenhuma bebida vegetal pode fornecer as mesmas qualidades nutricionais do leite como cálcio e determinadas proteínas, por exemplo. A dieta não apresenta estudos que comprovem seus benefícios com relação a perda de peso.

O que é lactose


Além disso, ao restringir o consumo do leite e seus derivados da alimentação, pode afetar as concentrações de cálcio do nosso organismo, o que pode ser prejudicial para nossa saúde, uma vez que, o cálcio é o responsável pela composição dos ossos e dentes, além de estar relacionadas à manutenção de várias funções do organismo.
A dieta sem lactose tem como base os mesmos princípios da dieta sem glúten. A ideia é eliminar o leite e seus derivados (manteiga, queijo, creme de leite, iogurte e etc.) da alimentação. Além disso, podem provocar sintomas semelhantes ocasionados pelo glúten como desconforto gástrico e excesso de gases. A Dieta sem lactose oferece um cardápio especial, composto de alimentos substitutos a base de soja.

As vantagens dessa dieta estão relacionadas aos indivíduos intolerantes a lactose, ou seja, pessoas que possuem deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase, que é a enzima essencial no processo digestivo da proteína do leite lactose.

Procure sempre orientação de nutricionistas e médicos.
Uma dieta balanceada só fará bem a saúde.


Bárbara Passos.





11 comentários:

  1. Ótimas dicas! Às vezes as coisas viram moda e agente nem sabe direito para o que elas servem... beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que tudo tem que ser consumido na medida certo.
    Restringir de vez um alimento não acho certo!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu sei um pouco sobre lactose, pensei que minha mãe era tolerante, ainda bem que não era rs.

    ResponderExcluir
  4. Tenho amigas que tem este problema com a lactose! Hoje em dia temos muitas opções de alimentos que podem ser substituídos e levar uma vida normalmente! É só se adaptar da melhor maneira possível!

    ResponderExcluir
  5. Para ser sincera eu não entendia muito bem, gostei do post! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É muito bom saber dessas informações, geralmente a gente ouvi falar mais não sabe muito bem do que se trata.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, é sempre bom ficar informada.

    ResponderExcluir
  8. Obg pela informação eu acreditava que lactose era o proprio leite e nao o açucar dele.

    ResponderExcluir