Vamos falar de alimentos funcionais.

O termo alimentos funcionais, se refere aos alimentos que contêm ingredientes ativos que beneficiam o organismo de alguma forma, possuindo assim grande potencial para abrandar a evolução de doenças, promover a saúde, reduzindo como consequência os gastos relacionados à assistência à saúde.
Alimentação Saudável

Alguns exemplos de alimentos funcionais reconhecidos cientificamente são: o alho, o vinho, a aveia, a soja, a linhaça, o tomate, alguns tipos de chás, entre muitos outros.

Alimentos funcionais é qualquer alimento ou ingrediente que possa proporcionar um benefício à saúde além dos nutrientes tradicionais que ele contêm.

Em geral, os probióticos, prebióticos, fitoesteróis, antioxidantes e as fibras são alimentos funcionais e podem atuar evitando a absorção da gordura e do colesterol, são bons para o intestino e beneficiam a saúde em geral.

Uma alimentação funcional é aquela que contém alimentos frescos e naturais, que além de nutrir também protegem o organismo de doenças. Uma refeição pode fornecer mais do que sabor, aroma e consistência agradáveis.

Existe uma série de alimentos que são especiais, pois oferecem benefícios para a saúde, que vão além do seu sabor, vitaminas e calorias.

Selecionei alguns alimentos funcionais.

Iogurte- Possui probióticos, que são substâncias que atuam no intestino melhorando o seu funcionamento e na ativação das células do sistema de defesa do corpo. Deve ser consumido imediatamente após aberto.

Laranja- Possui vitamina C, que age como antioxidante, combatendo os radicais livres do organismo e assim, prevenindo o envelhecimento precoce. Também ajuda contra a gripe e pode ser consumida sobre a forma de fruta, em bagaços ou no simples e bom suco natural (sem adição de açúcar).

Óleo de Coco- Contém vitamina “E” e tocoferóis que podem auxiliar no emagrecimento. Quem pratica atividade física moderada pode consumir livremente. Já quem não tem o hábito de se exercitar pode acrescentar nas refeições, como saladas, 1 colher de sopa.

Azeite de Oliva- Possui gordura monoinsaturada que auxilia na redução dos níveis de colesterol. Combina com saladas e vai bem como ingrediente no preparo de temperos.

Linhaça dourada- Rica em ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, que ajudam na redução do colesterol. Acompanhada com frutas ou acrescentada numa porção de 1 colher de sopa em sucos e vitaminas é uma boa sugestão de café da manhã.

Farelo de Aveia- Contém fibras e cálcio que auxiliam no funcionamento intestinal e na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e osteoporose. Pode ser consumido misturado no iogurte.

Banana- Contém uma substância chamada triptonafo que estimula a liberação de serotonina, responsável por aumentar o bom humor e produzir uma sensação de bem-estar. Muito versátil, a banana pode ser usada para fazer doces, bolos, tortas, salada de frutas, consumida naturalmente ou até como ingrediente em receitas salgadas.

Soja- Os grãos de soja possuem isoflavonas, que atuam na parte hormonal favorecendo, por exemplo, a melhora dos sintomas da menopausa. Pode ser consumida sobre a forma de extrato ou cozida.

Chá Verde- Possui catecolaminas, uma substância que auxilia no processo de emagrecimento e aceleramento do metabolismo. Duas xícaras de chá ao dia, no café da manhã ou lanche da tarde, podem ajudar no regime. Não é indicado seu consumo no período da noite, pois pode levar a alterações no sono.

Grão de Chia- Rico em ácido graxo, ômega 3, cálcio, potássio e magnésio. Beneficia o organismo no combate aos processos inflamatórios e, devido às suas fibras, gera a sensação de saciedade. Da mesma forma que a linhaça dourada 
e o farelo de aveia, pode ser misturado com sucos, vitaminas e iogurte.

Até o próximo post, Bárbara Passos.

12 comentários:

  1. Ótimo post, estou tentando colocar mais alimentos funcionais no meu cardápio é tudo hábito.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, adorei!
    Bjão
    Manu

    ResponderExcluir
  3. Adoro iogurte todo td dia e vitamina c tomo dia sim dia nao... pra aumentar a imunidade. Eu tomava todo dia, mas meu namorado disse q o organismo nao absorve se tomar assim (em excesso), daí tomo dia sim dia não!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu como todos esse alimento de menos o chá verde e o grão de chia. mais ou ter que inclui-los agora os benefícios deles são maravilhsos

    ResponderExcluir
  5. Gostei, eu tomo chá verde e gostei de saber dos demais alimentos funcionais.

    ResponderExcluir
  6. maravilhoso post! parabéns, adorei!
    passando para desejar ótima quarta-feira
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  7. Muito boa as opções de alimentos, a maioria tem na mesa de todo Brasileiro...
    SEGUINDO.Visita o blog, tem post novo!!! Beijos...
    http://jessicarayanedicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tento sempre comer a linhaça mas eu nao gosto muito...mas os outros eu estou sempre comendo e fazem muito bem

    ResponderExcluir
  9. Cuidar da saude e do que se come é muito importante!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo excelente post, Rosângela!

    ResponderExcluir
  11. Consumo uma boa parte desses alimentos.

    ResponderExcluir